Quem somos



A Vara é uma Associação Juvenil constituída em 2005 e presidida por Margarida Bento. Após uma pausa, no ano de 2007 a associação ganha novo fôlego e inicia o seu trabalho em Lisboa com novos colaboradores, artistas do meio teatral. Assume-se como A Vara Teatro, perspectivando uma nova missão com várias vertentes:

  • Criação artística: produção teatral baseada em espectáculos criados a partir de novas dramaturgias, onde o desafio e a experimentação abrange todos os criadores da companhia, arriscando a utilização da palavra para um universo mais pessoal e singular

  • Formação: captação de novos públicos através do trabalho continuado com crianças e jovens (cursos, workshops, férias artísticas)

  • Comunidade: envolver a comunidade (idosos, grupos com necessidades específicas) em projectos artísticos pontuais, vocacionados para a inclusão social.
 



Carla Costa Gomes, 1981
Licenciada em Formação de Actores pela Escola Superior de Teatro e Cinema. Inicia-se no Teatro como actriz em 2001,com o grupo A Cabala, com a peça Sonho de Uma noite de Verão, de William Shakespeare.
Participou em workshops com Nuno Pino Custódio (Commedia dell’ arte), com Jorge Estreia (na Malaposta), com o Teatro Praga (O Avarento de Moliére). Realizou ainda um estágio na Bélgica inserido na Voyage du Geste, (dança, canto, interpretação e marionetas), culminando com espectáculo no Festival du Conte. Durante a licenciatura trabalhou com os Professores/Encenadores: João Brites, Álvaro Correia, Francisco Salgado, Cucha Carvalheiro, Sílvia Real e Maria João Vicente. O último semestre do curso foi realizado na Bélgica, onde trabalhou com os Professores/Encenadores: Bernard Marbaix e Annette Broadkom.
Colabora desde 2007 com a associação cultural A Vara Teatro como actriz e produtora.
Mais recentemente fez parte do elenco da peça Não és Beckett, Não és nada de Armando Nascimento Rosa; foi assistente de encenação na peça O Pecado de João Agonia de Bernardo Santareno, com encenação de Pedro Oliveira; e fez direcção de cena na peça Noite de Natal produzida pel’ A Vara Teatro. Em 2010 fez parte do elenco da peça infanto/juvenil "Robinson Crusóe" de Patrícia Portela, com encenação de Álvaro Correia  no TNDMII.



Margarida Barata, 1978
Nasceu em Lisboa. Tem o Curso de Formação de Actores do IAE - Instituto das Artes do Espectáculo, o 2º ano da Licenciatura em Teatro, ramo Produção da Escola Superior de Teatro e Cinema, o Curso de Teatro na Companhia Os Satyros e vários cursos e workshops no CEM - Centro em Movimento. Da sua formação destaca o trabalho com João Cabral, Miguel Borges, Patrícia Portela, Ricardo Araújo Pereira, João Garcia Miguel, Rui Zink, Howard Sonenklar, João Mota, Miguel Pereira, Possidónio Cachapa, entre outros. Estreou-se como actriz em 1997 com a companhia Os Satyros. Trabalhou em encenações de Carlos Avilez, Fernando Ary, Francisco Alves, Ricardo Gageiro, João Garcia Miguel, Rui Neto e André Guedes. Em 2002 fundou a Companhia de Teatro Itinerante Os Últimos, onde desenvolveu um trabalho dedicado à infância e juventude, desempenhando funções de Directora de Produção, Professora de Expressão Dramática e Actriz. Actualmente dá aulas de Expressões na Escola Básica Padre Abel Varzim e aulas de Interpretação na agência Tartaruga Transparente. Colabora com as actividades de A VARA como actriz e produtora.

Margarida Bento, 1980
Licenciada em Formação de Actores pela Escola Superior de Teatro e Cinema, iniciou a sua carreira artística em 2002 com o curso profissional de Formação de Actores da ACT – Escola de Actores para Cinema e Televisão, em Lisboa. Desta Escola destacam-se os professores: António Pedro Vasconcelos, António Pires, Antonino Solmer, Dmitry Bogomolov, Elsa Valentim, François Hoffmann, Jean-Paul Bucchieri, João Canijo, John Mowat, Michael Margotta,  Marie Brand, Patrícia Vasconcelos e Teresa Lima. Tem participado em vários Workshops de Teatro do quais se destacam: O Trabalho do Actor com o encenador João Mota, Zonas # 3 com o Teatro do Vestido e O Avarento de Molière com Teatro Praga. Em 2005 fundou A VARA TEATRO que conta no seu currículo com quatro espectáculos: Desbarato de Arnold Wesker, Artigo 80º, criação colectiva, 3 # Irmãs a partir de Três Irmãs de Anton Tcheckov e A Noite de Natal a partir do conto homónimo de Nikolai Gogol. Trabalhou como actriz em O Pino do Verão do Teatro O Bando e em O Marinheiro de Fernando Pessoa com o Teatro Plástico. É também licenciada em professores do 2º ciclo – Matemática e Ciências.


Rita Pimentel, 1979

Natural da Figueira da Foz, licenciada em Formação de Actores pela Escola Superior de Teatro e Cinema no ano de 2008, onde trabalhou com vários encenadores (Francisco Salgado, João Brites, Sílvia Real, Cucha Carvalheiro, Álvaro Correia). Colabora regularmente com o grupo A Vara Teatro, do qual destaca os espectáculos Artigo 80º (2008) e 3# Irmãs, a partir de A. Tcheckov (2009, Ciclo Novos Actores no Teatro São Luíz). Participou num projecto televisivo, a série Noctívagus, para a SIC Radical.
Participou como actriz no espectáculo O Pino do Verão, com o Teatro O Bando, encenação de João Brites, em 2009.
Frequentou o curso de Jazz da Academia de Amadores de Música, tendo tido Maria João como professora de canto. Participou na Festa do Jazz do Teatro São Luiz, representando esta escola em 2009. Fez parte do elenco do musical infantil Mundo dos Sonhos, em cena no Teatro Tivoli, em Lisboa (2009/10). É sócia fundadora da AproximArte – Associação para o Desenvolvimento Artístico Juvenil. Tem organizado workshops de expressão dramática para crianças e leccionado formação profissional de adultos. É vocalista da banda Mademoiselle Brel.
É também licenciada em Relações Internacionais pela Universidade do Minho.


Sandra Santos, 1982
Fez o curso intensivo de formação de actores da Act - Escola de actores (2002-04). Participou em vários worshops de desenvolvimento técnico e artístico, destacando os realizados com: Marcia Haufrecht, João Brites, Joana Craveiro, Michael Margotta e John Mowat. Realizou estágio profissional, pelo IEFP, na companhia ENTREtanto teatro, estrutura subsidiada pelo Ministério da Cultura/Dgartes, onde participou como actriz em diversas produções: Já 25 de Igor Gandra (projecto financiado pela União Europeia), Quem tem, tem medo de Junior Sampaio (produzido pela Remo produções – Recife -Brasil), Port@berta de Fernando Moreira (prémio jovens encenadores da fundação Calouste Gulbenkian), entre outros. Em televisão, protagonizou os telefilmes: A mulher do soldado e Pelas próprias mãos (realizados por Artur Ribeiro e produzido pela TVI), fez parte do elenco fixo da série Conta-me como foi, exibida na RTP e conta ainda com outras participações em diversas séries. 


Miguel Cruz 
Tem a licenciatura de teatro - ramo de produção da Escola Superior de Teatro e Cinema, onde frequenta actualmente o mestrado em produção. Frequentou alguns seminários de iluminação de cena ministrados por Maurício Rinaldi (iluminador do Teatro de  Colón – Buenos Aires) e um workshop de direcção técnica ministrado por Philippe Mulon (director técnico do Theatre des Bouffes du Nord, dirigido por  Peter Brooke). Estagiou no Teatro Municipal São Luiz em direcção técnica e iluminação onde esteve envolvido em vários espectáculos de teatro, dança e música. Já trabalhou como desenhador de luz em encenações de Carlos J. Pessoa, João Lagarto, João Ricardo, Francisco Salgado, Ricardo Gageiro, Ana Palma, Miguel Fonseca e Maria João Vicente  e como professor orientou alunos de iluminação em projectos dirigidos por Álvaro Correia, Francisco Salgado, Cristina Carvalhal, Carlos J. Pessoa, Luca Aprea, Maria João Vicente e Fernanda Lapa. Colabora com a companhia Teatro da Garagem como desenhador de luz e director técnico desde 2004. Desde 2006 que acumula as funções de direcção técnica do Teatro Taborda.É professor na Escola Superior de Teatro e Cinema, onde lecciona disciplinas de iluminação, maquinaria e direcção técnica. Trabalhou como actor no Grupo Cénico Marconi, Teatro de Carnide e alguns projectos pontuais, com encenadores como Ricardo Gageiro, João Ricardo, Paulo Ferreira, Luccia Maria e Carlos Cabral, tendo também participado em televisão na série infantil A Floresta Mágica.